Concurso Da Antaq Abre Inscrições Hoje; Acesse Dicas De Estudo

Novo Acordo Ortográfico Vem Aí E Exceções Complicam Regras


São Paulo - Começam hoje as inscrições para o concurso público da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). São 143 oportunidades pra grau médio e superior e a banca organizadora é o Cespe. As funções que exigem nível superior são pra analista e para especialista. Há oportunidades pra formações específicas, como tecnologia da informação e ciências contábeis e bem como para quem tem curso superior em qualquer área.


Para os analistas, o salário é de 10.916,90 reais e de 11.776,noventa reais para os especialistas, incluindo os 373 reais de auxílio-alimentação. Para quem tem grau médio, as vagas são para técnico administrativo e técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários. O salário é de 5.791,25 reais pra técnico administrativo e para técnico em regulação é de 6.047,25 reais. As oportunidades são pra Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Porto Velho (RN), São Luís (MA), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Animado (RS), Recife (PE), São Paulo (SP) e Vitória (ES). De acordo com Alexandre Prado, diretor do site Concurso Virtual, os interessados devem se observar às modificações no edital em conexão ao último concurso.


“Das matérias básicas foi retirada a obediência de atualidades e foram inclusas as disciplinas agências reguladoras e ética no serviço público”, destaca. Outra alteração é em ligação à disciplina justo administrativo. “O edital atual ampliou o tema e passou a pedir conhecimentos também para cargos de nível médio”, diz Gladstone Felippo, professor de direito administrativo de cursos preparatórios. Simulados específicos podem ser úteis para saber o grau de preparação.


“Em ligação aos conteúdos de gramática, é interessante focar em verbos, crase, regência, concordância, pontuação, conjunções, orações, pronomes e vozes verbais”, diz Letícia Debom, professora do curso online Gabarita Português. A dica da professora é realizar a leitura de maneira a não perder longo tempo nos enunciados. “Refazer as provas anteriores para se acostumar com o tipo de pergunta é de suma importância”, diz.


Como Faço Para Ingressar No Mestrado Ou No Doutorado? destaca a diferença entre o tema de certo administrativo cobrado nos cargos de nível superior. “Para analistas administrativos, não cai licitações e contratos, e pra especialistas não cai controle da administração pública e improbidade administrativa”, diz. Felippo assim como alerta pro evento de o Cespe cobrar perguntas que exigem discernimento e jurisprudência.


Deste modo, ler informativos do STJ e STF poderá acudir. Controle da administração pública, segundo o professor, é um cenário recorrente em concursos. “Candidatos não conseguem ser enganados pelo evento de a disciplina ser qualificada como noções de certo constitucional”, diz Fernando Bentes, professor dessa matéria e diretor do site Dúvidas de Concursos.


Ele sinaliza leitura cuidadosa da Constituição Federal e assim como a consulta a manuais de correto constitucional atualizados. Por se cuidar de uma agência reguladora, Bentes considera que há oportunidades de alguns tópicos aparecerem com mais peso, como é o caso de administração pública, competências constitucionais, atribuições do Poder Executivo e o poder normativo das agências reguladoras.